Existe uma infinidade de modelos de ar-condicionado. E é normal que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual faz mais sentido para o seu projeto e necessidade.
Para acabar de vez com esse problema, trazemos para você a explicação sobre os principais modelos de ar-condicionado do mercado atualmente.
O ar-condicionado de janela é um modelo bem popular, e sua grande vantagem é a facilidade da instalação. Existe uma grande variedade de opções no mercado, encontramos eles em uma vasta gama de potências e temos ainda ele na versão inverter, que garante uma economia de energia.
O modelo split é o mais utilizado e tem a vantagem de ser silencioso, com um belo design e refrigeração de alta eficiência. Esse modelo é composto de uma unidade externa (condensadora) e uma unidade interna (evaporadora)
O modelo piso-teto, tem um funcionamento similar ao split, pois também é composto de duas unidades, a diferença é que nesse caso a unidade condensadora fica no piso interno do ambiente. É um modelo mais utilizado em ambientes comerciais, escritórios e indústrias, e também costuma possuir uma maior potência.
O modelo multi-split consiste em uma única unidade condensadora externa de grande potência, ligada a vários “splits” internos, um em cada ambiente. É uma solução para residências e estabelecimentos comerciais que não possuem a opção de instalação de muitas unidades de condensadoras externas.
Por último, o modelo VRF, ele tem uma vasta utilização em ambientes industriais e estabelecimentos de médio e grande porte, é bem parecido com o multisplit, porém a unidade condensadora é um grande módulo que fica em uma cabine a parte, construída exclusivamente para seu armazenamento.